top of page

corpo-natureza-memória no CEB Brumado

Durante a formação de educadores do projeto corpo-natureza-memória tivemos a participação da professora Nina Machado que aplicou a metodologia do Inventar com a Diferença - Cinema e Direitos Humanos (UFF) para um grupo de alunos interessados do Colégio Estadual de Brumado (CEB) durante o ano de 2017. Nina conduziu os encontros de forma dinâmica, sempre estimulando a autonomia e a expressão dos alunos nos exercícios de vídeo propostos pelo método do Inventar.


Através de jogos, brincadeiras com as imagens e os sons, os alunos foram descobrindo formas de fazer cinema, dentro dos temas e da realidade em que vivem. São experimentos práticos seguidos pela análise das imagens e dos vídeos produzidos que se aproximam de uma produção documental. A intenção é criar um estado de atenção ao território propondo outros olhares sobre as pessoas e o mundo. Com a metodologia do Inventar qualquer pessoa, de qualquer idade, com ou sem experiência, pode participar e criar com as imagens e os sons.


Além dos exercícios com câmera corpo-natureza-memória levou à Brumado também algumas oficinas, integrando a metodologia do Inventar com práticas investigativas já propostas nas oficinas nas comunidades rurais.

O coreógrafo Deferson Melo ministrou aulas de corpo e composição para performance e teatro; Jean Pierre Pierote trabalhou elementos de composição fotográfica; Gláucia Soares e a educadora Yzzies Ludmila orientaram os exercícios práticos e os dispositivos, enquanto Maurizio Morelli acompanhou a edição das imagens e dos sons.

Durante a oficinas, além de vários dispositivos realizados pelos alunos, surgiu entre a turma o desejo de realizar um trabalho que trouxesse à tona questões políticas, sociais e ambientais vividas no colégio; o vídeo " Projeto Prato, Copo, Talhares" questiona a postura dos alunos e o uso do espaço escolar durante o horário da merenda.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Vimeo Icon
bottom of page