A partir de fevereiro corpo-natureza-memória oferece uma formação (40h) para professores da rede pública de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora (BA). Os encontros têm como objetivo tornar os professores autônomos no uso do material de apoio, elaborado pelo projeto Inventar com a Diferença (UFF/RJ), a partir da crença de que há uma forte demanda pela presença do cinema nas escolas, não apenas como recurso didático ligado aos conteúdos dos filmes, mas também como experiência ética, estética e de invenção de mundo. Com esse material, o projeto busca compartilhar saberes e práticas para que, os professores interessados em levar o cinema e os direitos humanos para a educação, possam fazê-lo, mesmo que não tenham experiência com técnicas ou com a linguagem audiovisual.
Baseado em atividades práticas (jogos, exercícios, desafios com o cinema) o processo torna-se simples, dinâmico e instigante. Os jogos se organizam como dispositivos cinematográficos que podem ser aplicados a praticamente qualquer realidade, fazendo emergir um novo olhar sobre a comunidade e seu entorno. Cada exercício corresponde a um dia de encontro com os estudantes, e poderá ser aplicado dentro ou fora da sala de aula, cabendo ao educador adaptar o material à sua turma, em função do tempo disponível, o número de estudantes, a dinâmica e a condução da atividade.
A formação acontecerá distribuída ao longo de 4 meses totalizando 5 encontros de 8h cada (40h no total) e a experimentação prática da metodologia proposta, o acompanhamento dos professores em suas experiências desenvolvidas livremente nas escolas, além de um espaço de pesquisa e trocas sobre educação, cinema e direitos humanos.
Inscrições até 19 de Fevereiro, no Espaço Imaginário ou nesse nesse link:
Duração da formação: 40 h/a, de Fevereiro a Junho 2017
Local: Espaço Imaginário, Rio de Contas