top of page

 

corpo-natureza-memória realizará oficinas de audiovisual para duas turmas que serão formadas nos distritos e nas comunidades rurais do município de Rio de Contas. Ao trazermos a oficina para a zona rural focamos o olhar nas relações, experiências e as formas de existência dos jovens que moram na roça. A nossa intenção é pesquisar, a partir da experiência com o cinema, como se dá a relação do jovem com o seu território potencializando experimentos no lugar. A proposta é a de buscar inspiração nas relações entre o espaço natural, a corporeidade e as histórias reais ou inventadas da comunidade que potencializem o espaço rural como lugar de experimentação artística, tendo a imagem como dispositivo no compartilhamento de processos e invenções de mundos.

Partiremos de exercícios práticos simples disparados por jogos de fácil realização mantendo a rotina de retornarmos para analisarmos em grupo as imagens produzidas. Os exercícios partem de um conjunto de regras que definem um espaço, um tempo e uma ação para o encontro, mas que também nos permite estar num lugar de não controle sobre o desenrolar desse encontro. O nosso interesse está em buscar formas não padronizadas de filmar, editar e exibir os trabalhos que estaremos pesquisando estimulando a produção de vídeos que problematizem de maneira poética a relação dos jovens com o seu entorno.

 

O último mês será dedicado a preparação e realização de uma exibição pública, também na zona rural, em local a ser escolhido pelos participantes, como forma de partilha com a comunidade de todo o trabalho realizado nos meses anteriores. Ao longo dos encontros pretende-se criar contextos de empoderamento dos jovens para iniciarem cineclubes e exibições públicas em suas localidades estimulando o gosto pela pesquisa e visionamento de filmes.

bottom of page