• Black Facebook Icon
  • Black Vimeo Icon

Inventar com as águas, com os ventos, com a terra. Investigar os processos físico-químicos que atuam no espaço natural. Disparar processos entre corpo-natureza-memória mediados pela imagem.

 

Partindo da relação entre o ser humano e o seu entorno corpo-natureza-memória propõe um espaço de experimentação em audiovisual nas comunidades rurais de Rio de Contas, localizada na Chapada Diamantina (BA). Além de uma formação para professores das escolas públicas de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora (BA). A intenção é trazer a experiência sensível com o cinema para comunidades rurais tornando possível o contato da criança e do adolescente com o ato de criação através de jogos de criação com a imagem e com o som. Entre fevereiro e julho de 2017 serão realizadas duas oficinas de vídeo para jovens moradores da zona rural da cidade e uma formação de professores da rede pública.

A metodologia apoia-se no material didático do projeto Inventar com a Diferença–Cinema e Direitos Humanos (http://www.inventarcomadiferenca.org/rede) que, desde 2014, oferece formação e acompanhamento a educadores de escolas públicas de todo o país para usado vídeo em sala de aula com atividades práticas que tornam o processo simples, dinâmico e instigante. Inspirados pela permacultura, pelas artes do corpo, pela etnografia, pelas vivências de busca interior, … , intencionamos criar espaços de invenção das imagens em contato com o espaço natural. Entre momentos de observação da natureza, caminhadas, derivas, encontraremos juntos formas de filmar que relacionem as narrativas locais, as histórias e a memória das comunidades rurais com o seu território.Acreditamos na importância de um olhar que privilegie as singularidades, que garanta espaço e a convivência com as diferenças e que estimule a produção autônoma de imagens e sons nas comunidades sobre elas e sobre o mundo.

corpo.natureza.memória foi um dos projetos selecionados através da chamada do Inventar com a Diferença 2. O projeto Corpo.natureza.memória foi contemplado pelo Edital nº. 07/2016 - Setorial de Audiovisual 2016, e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now