top of page

O Inventar com a Diferença: Cinema e Direitos Humanos é uma iniciativa realizada em parceria entre a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República – SDH e a Universidade Federal Fluminense – UFF que acontece em escolas públicas de todo o país. A aposta do Inventar com a Diferença é pautada pelas possibilidades do cinema como experiência sensível, que possibilita aos estudantes o desenvolvimento do audiovisual como ferramenta reflexiva e inventiva do cotidiano, potencializando a dimensão crítica em relação ao mundo e às imagens que os cercam.

Em 2016 foi lançado o Inventar 2. Partindo do desejo de radicalizar a independência e autonomia dos locais onde o projeto chega, nessa segunda edição, o Inventar com a Diferença abriu uma convocatória na qual as propostas podiam dialogar mais livremente com a metodologia proposta gerando novas possibilidades de experimentação com o cinema.

O projeto corpo.natureza.memória, proposto pela equipe do Espaço Imaginário, foi um dos 25 projetos selecionados em 20 estados do país e se constitui de uma Formação de Professores de 40h além de duas Oficinas de vídeo em comunidades rurais de Rio de Contas.

​

Em 2014, na sua primeira edição, o projeto aconteceu em 29 cidades espalhadas no território nacional, atingindo mais de 200 escolas públicas no pais. Em cada uma destas cidades, foi selecionado um mediador, responsável por ministrar a formação dos educadores das escolas selecionadas e acompanhar as oficinas e os exercícios práticos realizados pelos alunos junto aos professores. Rio de Contas foi uma das cidades selecionadas pelo projeto que aconteceu nas escolas de Rio de Contas e de Livramento de Nossa Senhora, acompanhado pela mediadora Gláucia Soares. O Espaço Imaginário foi o espaço parceiro na cidade.

bottom of page