top of page

Encontro I - Formação de professores

Como o cinema pode entrar na escola? De que forma alunos e professores podem vivenciar juntos experiências com a imagem no espaço escolar?


Algumas dessas questões nortearam as conversas durante o primeiro encontro de Formação de Educadores do projeto corpo-natureza-memória que aconteceu no dia 22 de abril de 2017 no Espaço Imaginário em Rio de Contas (BA). A proposta é criar condições para que professores utilizem o cinema na escola tanto em sala de aula como em outros espaços de formação. O projeto tem como base a metodologia do “Inventar com a Diferença, cinema e direitos humanos” desenvolvido pelo Laboratório Kumã do curso de cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ).


Ao longo desse primeiro dia foi discutido o princípio da emancipação intelectual proposta por Jaques Rancière em seu texto “O Mestre Ignorante” que entre outras questões considera a confiança na capacidade intelectual e as potências dos alunos. Em diálogo com Rancière conversou-se sobre o pensamento de Paulo Freire em especial em “Pedagogia da Autonomia” onde o educador discorre sobre a consciência do inacabamento do ser humano que segundo ele, é próprio da experiência vital, além de criticar a ideia de que ensinar é transmitir conhecimento. A noção de aprendizado a partir da experiência vivida defendida por Cezar Migliorin no livro “Inevitavelmente Cinema” foi colocada como ponto de partida para compreendermos os jogos e dispositivos no cotidiano escolar.


Logo depois os educadores foram para as ruas de Rio de Contas realizar o exercício do “minuto lumière” e retornaram para análise conjunta de cada um dos planos filmados.


Aproveitando a visita do cineasta cearense Ivo Lopes Araújo a Rio de Contas conversamos com ele sobre a ideia de filme-dispositivo e exibimos um trecho de “Sábado à noite” documentário realizado por Ivo em 2007 que consiste num dispositivo que propõe a filmagem durante uma noite de sábado pra domingo em Fortaleza.

No final do dia foram exibidos os planos comentados dos filmes “Corumbiara” e “Peixe Pequeno” da série “Experimentar o cinema” e discutidas questões que estão presentes na construção das imagens e nas intenções de quem as realiza. O próximo encontro acontece em maio no Espaço Imaginário em Rio de Contas (BA).


Este projeto tem apoio da Prefeitura Municipal e Livramento de Nossa Senhora, foi contemplado pelo edital Inventar com a Diferença 2 e pelo Edital Setorial de Audiovisual - 07/2016, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia



Bibliografia:

Filmografia:

Doméstica, de Gabriel Mascaro, documentário, Brasil, 2012,75'

Sábado à noite, de Ivo Lopes Araujo, documentário, Brasil, 2007, 62'

CANAL INVENTAR: EXPERIMENTAR O CINEMA | Cena do filme "Corumbiara"

CANAL INVENTAR: EXPERIMENTAR O CINEMA | Cena do filme "Peixe Pequeno "


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Vimeo Icon
bottom of page