top of page

Exibição final do projeto Corpo.Natureza.Memória na comunidade de Mato Grosso, 28/03, 17,30h


Um encontro com o seu território, suas histórias e seu modo de vida. Um encontro com a invenção das imagens sobre esse território e as múltiplas formas de filmá-lo e exibi-lo. Ao longo do ano de 2017, o projeto *corpo-natureza-memória* realizou diversas ações nos distritos de Mato Grosso, Marcolino Moura e em localidades como Brumadinho, na zona rural de Rio de Contas, produzindo uma série de encontros entre os seus moradores, entre os moradores e os convidados, entre os moradores, os convidados e visitantes.


Realizamos oficinas de vídeo com foco na experimentação prática a partir de questões e de vivências que relacionavam o corpo, a natureza e a memória no território. Nesse processo contamos com a participação de educadores, artistas, permacultores, cineastas, pesquisadores que estimularam os participantes a relacionarem esses temas com o território onde habitam para produzirem vídeos estimulados por essas vivências. *corpo-natureza-memória* é parte do Inventar com a Diferença, Cinema e Direitos Humanos (UFF/RJ) programa de inserção do cinema nas escolas desenvolvido pelo Laboratório Kumã do curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF). A partir de um método de uso de dispositivos para a experimentação em cinema, o programa Inventar com a Diferença apóia dezenas de projetos de pelo país que visam abordar o cinema e a linguagem audiovisual de forma prática, com foco na criação e experimentação artística.


O projeto *corpo-natureza-memória* encerra as suas atividades no próximo dia 28 de março, às 17:30h na comunidade do Mato Grosso. Ao longo do dia acontecerão três sessões dos vídeos e uma exposição fotográfica dos trabalhos realizados pelos participantes do projeto no Centro Educacional Ana Petronila Trindade Ramos, no distrito do Mato Grosso. A exibição da próxima quarta-feira no distrito do Mato Grosso trará os exercícios em vídeo produzidos pelos alunos ao longo dos encontros além de uma exposição fotográfica realizadas por eles ao longo do projeto.


Este projeto tem o apoio financeiro do programa Inventar com a Diferença 2 (UFF/RJ) e da Fundação Cultural,Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura, Governo do Estado da Bahia, Terra – Mãe do Brasil.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Vimeo Icon
bottom of page