top of page

Vídeo: O Quintal da Zilda

No quintal da Zilda a natureza se encontra com a memória: O cultivo, as propriedades e o uso das plantas são saberes que Zilda traz da infância quando aprendeu, com sua mãe e suas irmãs, seus segredos e benefícios para a saúde.


Durante uma caminhada no quintal DONA ZILDA compartilhou um pouco do seu conhecimento ancestral sobre as plantas. Entre arrudas, alfavacas, hortelãs, mastruzes, tomatões, fomos conduzidos por Zilda para uma volta em seu quintal onde conversamos e filmamos histórias e memórias sobre as propriedades e usos das plantas na região, desde as que são plantadas até as que nascem espontaneamente.


No distrito do Mato Grosso as casas contém sempre uma área onde são cultivadas centenas de espécies pelos moradores; em sua maioria, são agricultores que distribuem sua produção na região. De forma geral esse hábito se estende a todos, que mantém no entorno da casa uma imensa biodiversidade de plantas, árvores, flores, arbustos e hortaliças que tanto servem a subsistência quanto são comercializados em Rio de Contas e nas cidades do entorno.


O primeiro encontro com Zilda aconteceu durante a oficina com David Borja quando analisamos as possibilidades de práticas permaculturais a partir de um desenho do quintal de Zilda construído coletivamente pelo grupo.



















Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Vimeo Icon
bottom of page