Ciclo de aulas sobre Filme-carta, com Rúbia Mercia
Entre o final de junho e o começo de julho, o projeto corpo-natureza-memória levou ao Mato Grosso a cineasta e pesquisadora Rúbia Mercia de Fortaleza (CE). Ao longo de 5 encontros Rúbia orientou a construção de um tecido afetivo através da experiência do filme-carta. Rúbia iniciou o encontro com exibições de filmes presentes na Mostra "Filme Carta - por uma estética do encontro" (idealizada e curada por Rúbia Mércia na Caixa Cultural de Rio de janeiro em 2014 - link) e entre os filmes realizados na residência artística "Rio de Contas eu te escrevo essa carta" (Espaço Imaginário em 2014 ).
No filme-carta foram identificadas inúmeras possibilidades de criação filmica desde construções mais intimistas até outras mais coletivas, com a possibilidade de combinações entre materiais visuais e sonoros aparentemente heterogêneos. O que une formas tão diversas de criação no filme-carta é a presença de um destinatário que pode ser uma pessoa, um lugar, uma comunidade, ... Conversamos sobre diferentes formas de escrita imagética que dialogam com a escrita de uma carta.
Como exercício, o grupo experimentou a colagem de imagens já gravadas durante o projeto sobre uma montagem polifônica de áudios gravados pelos participantes. O filme-carta é endereçado a um hipotético e futuro destinatário e traz um olhar de cada um sobre o Mato Grosso.
"Os filmes nos apresentam formas pessoais de uma realização audiovisual do possível, do realizador com o que se tem "em mãos", do entender o que a imagem quer dizer, de olhar para o som e perceber as nuances dos ruídos de uma rua que nos faz lembrar alguém. Um sempre lembrar. Um sempre trocar. Uma partilha, um certo efeito de real". (Rúbia Mércia).