top of page

Kwêkatu tupinambás


Em abril recebemos no projeto corpo-natureza-memória, as lideranças indígenas tupinambás, Nádia Akauã e Cacique Ramon Ytajibá Souza da Aldeia Tucun localizada no Sul da Bahia. No dia 25/04, na comunidade do Mato Grosso, Nádia e Ramon iniciaram o encontro com um ritual indígena de acolhimento à infância, realizaram pinturas corporais e responderam às dúvidas dos participantes sobre o seu modo de vida, sua relação com a natureza, com a saúde e sua cultura.




​No dia 26/04 todos os alunos, professores e funcionários do CEMM, Colégio Estadual de Marcolino Moura participaram da grande roda conduzida pelo Cacique Ramon e por Nádia Akauã. Após a exibição do documentário “Não estamos extintos” as lideranças indígenas abriram espaço para um diálogo sobre a visão distorcida que a sociedade tem entorno da cultura indígena além tratar sobre as questões históricas que envolvem a luta desses povos pela retomada de seus territórios e a manutenção de sua cultura nos tempos atuais. Discorreram ainda sobre os conflitos e as formas de poder articuladas entre o agronegócio, a mineração, a mídia e a justiça com o objetivo de invisibilizar ou criminalizar a luta indígena no país. Uma aula importante que tratou a relação espiritual entre corpo, cura e natureza, além de trazer à tona a história local de povos antigos presentes em Marcolino Moura.



Kwêkatu Nádia Akauã e Cacique Ramon por esses dias entre nós. Pelas conversas, pelas trocas, pelas músicas, pelos rituais, pelas aulas, pelo Acampamento Terra Livre, pelas danças, pela luta contra o agronegócio, pelas mudas plantadas, pelas pinturas corporais, pelas matas preservadas, pelas mineradoras fechadas, pelo cuidado com as mulheres, as crianças, as aldeias e o mundo.












Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Vimeo Icon
bottom of page